mais em muitas cidades, digo por aqui em Mossoró não tão diferente. Acredito que 3 coisas que marcaram nosso passado político no inicio da republica foi "Política do café-com-leite", "Voto do cabresto" e "O coronelismo" pessoas que manipulava os votos no que fosse mais conveniente, pena que isso não ficou no passado, eu acredito que existem manias brasileiras que são culturais já, como já discuti com você, as políticas assistenciais que causou o comodismo e a compra de voto. Mais pouco a pouco isso tem mudado, já que tivemos um operário sindicalista que chegou a presidente e mudou nosso pais, as oportunidades tem que ser a todos! Na MINHA concepção aquele que vende seu voto não tem o menor direito de reclamar nada, por que você não votou analisando o melhor para cidade, votou no mais conveniente naquele momento. Mais as pessoas pobre de SR infelizmente, infelizmente mesmo, só são lembradas no momento de eleição, toda sua renda vem ou da prefeitura ou do seguro da pesca, além dos auxílios dados pelo governo, quando recebem o dinheiro comprar um móvel que já esta precisando trocar, roupas, pagam contas, mais no período eleitoral os candidatos lembram deles e vão com dinheiro e promessas, naquele momento alguém que esta preste a ser cortada a luz de sua casa, fará qualquer negocio por dinheiro! Alguns votam por gratidão, seja por emprego, seja por um exame, seja pelo motivo que for. Acredito que as coisas estão mudando, hoje o povo tem vez e voz! Digo isso porque , eu vejo que Zé ajudou a cidade e teve um boa administração, mais se fosse tão boa assim ele já deveria estar reeleito sem medo, mais o que esta acontecendo é que tem muita gente que não se agradou. Sei também que ele não pode fazer tudo, sou consciente que existe "n" fatores para se realizar as coisas em uma cidade. Não quero atingir ninguém, só queria dizer que o coronelismo não esta só do lado de cá.

Minina, adorei suas palavras. Isso sim é uma mente inteligente e interessante.
ResponderExcluirBelíssimo texto, de essência imparcial e sem hipocrisia.
Qual planeta você mora mesmo? (rsrs...)
Alan Joohanes.
Muito bem colocadas suas palavras, Vitória! Infelizmente, a cultura de votar em benefício próprio ainda está longe de ser mudada, especialmente em cidades interioranas, onde a política é tratada como um momento festivo, uma época para mostrar qual a "maior torcida".
ResponderExcluirEnquanto uma visão de que eleição é um momento democrático que poderá influenciar em toda a vida dos cidadãos não vigorar esse quadro não se reverterá. Só pra citar um exemplo claro do que você falou, um amigo me contou que tomou conhecimento que havia uma família (marido e esposa) cujo aluguel estava atrasado havia 4 meses. Esta família proclamou que o primeiro candidato que pagasse a dívida conquistaria os votos desta. Assim como esta família, existem muitas outras na nossa querida São Rafael, e é assim que a política é conduzida.
Concordo plenamente com você quando diz que a administração atual poderia ter feito muito mais. Voto em Zé porque não quero retroceder e como um voto de protesto e repúdio às administrações anteriores, marcadas por Ribinha e Daniel. Sei que o candidato é Reno, mas se ele recebe apoio dos acima mencionados não merece meu voto, assim como Gladstone não mereceu. Outro motivo (e um dos principais) é Reno ser o defensor jurídico dos roubos do Pai aos cofres públicos tentando lhe livrar da vergonhosa dívida de 1 milhão de reais. Isso não vou aceitar nunca! No entanto, isso não me faz fechar os olhos para as lacunas que existem na administração de Zé. Casas de taipa, falta de água, problemas com lixo, ruas esburacadas, ausência de políticas de emprego e renda, abandono do esporte, falta de investimento em cultura e lazer entre outros, fazem com que eu não esteja totalmente satisfeito em dar o meu voto ao excelentíssimo senhor José de Arimatéia. Obviamente, também observo com carinho as obras que ele fez e que beneficiam/beneficiarão muita gente: creche, pavimentação de ruas, iluminação e limpeza pública, investimento em saúde e educação, atenção com a agricultura. Temos que reconhecer que ele fez uma boa administração e isso é inegável.
Enfim, espero que toda a energia e empolgação das pessoas nessa eleição por melhoras pra São Rafael não se extinguam no dia 08/10, e que as cobranças e críticas construtivas possam ajudar Zé a fazer uma próxima administração (contando com a vitória já heheh) ainda melhor.
Abraço!