quinta-feira, 8 de março de 2012

SEMUS - Setor de Endemias realizará procedimentos para a eutanásia de cães, de acordo com a lei!



Sobre os comentários a respeito do destino dos 31 animais (cachorros) infectados pela leishmaniose visceral ou calazar, a prefeitura de São Rafael informa que todos os procedimentos para a realização da eutanásia estão em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 714, DE 20 DE JUNHO DE 2002, que Dispõe sobre procedimentos e métodos de eutanásia em animais, e dá outras providências. E/ou ANVISA/RDC-33 Resíduos de Serviços de Saúde, publicado no Diário Oficial da União - DOU de 05/03/2003. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

Segundo o veterinário do Município, Dr. João Augusto Luis Caldas foram detectados 31 cachorros infectados com calazar, comprovadamente através de exames laboratoriais. “Após a identificação da doença tratamos de comunicar aos seus respectivos donos a infecção desses animais, também tivemos o cuidado em informá-los que os animais têm o direito a realizar a contra prova do exame, assim o dono queira. Comunicamos formalmente ao Ministério Público de São Rafael e a Secretaria Estadual de Saúde, sobre o devido problema, ambos os órgãos informaram que o município tomasse as providencias necessárias em conformidade com a lei”, relatou o veterinário.

Gustavo ainda esclarece que os animais serão mortos com aplicação de injeção de maneira indolor, sem sofrimento. “A injeção é um mal necessário que elimina a dor, o desconforto, os quais não podem ser aliviados por meio de anestésicos, de sedativos, ou de outros tratamentos”.

A partir da próxima segunda-feira (12/03) a equipe de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, acompanhado do veterinário do município, inicia os procedimentos, abertura de uma vala, em um pequeno espaço no cemitério público da cidade. Subseqüente a este serviço será realizado a coleta dos animais para realização da eutanásia. Os donos dos animais infectados também podem acompanhar o processo de eutanásia dos seus respectivos cães, assim queiram.

Para mais esclerecimentos entrar em contato com o veterinário da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones: 9993-5303 / 9971-4683 e 8825-7700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário