terça-feira, 5 de abril de 2011

Ministra do Meio Ambiente quer mais tempo para debater Código Florestal

Produtores rurais e representantes da sociedade civil de todos os estados brasileiros fazem protesto nesta terça-feira (5) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pela defesa de votação urgente da proposta que atualiza o Código Florestal brasileiro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)Produtores rurais e representantes da sociedade
civil de todos os estados brasileiros fazem protesto
nesta terça-feira (5) na Esplanada dos Ministérios,
pela defesa de votação urgente da proposta que
atualiza o Código Florestal brasileiro no Congresso
(Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

Diante da mobilização ruralista em Brasília para pressionar o Congresso a votar o novo Código Florestal, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, se reuniu nesta terça-feira (5) com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), para pedir mais tempo para debater a proposta.

Izabella deu a entender que a proposta, prestes a ser concluída pelo relator do código, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), geraria insegurança jurídica aos agricultores e não seria matéria de consenso entre setores da sociedade, do governo e do próprio Congresso.

“Não queremos um texto aprovado que dê mais insegurança jurídica ao produtor. Temos de ter as condições necessárias para votar um bom texto. E as condições necessárias podem envolver prazo para amadurecer um bom texto. Estamos discutindo com vários segmentos e isso é uma posição que tem que ser construída no âmbito do consenso do governo”, afirmou a ministra do Meio Ambiente.

Embora tenha dito que a conversa com Maia transcorreu em um “clima amigável”, a ministra do Meio Ambiente deixou o gabinete do presidente da Câmara visivelmente irritada e nervosa. Questionada sobre o prazo que seria ideal para concluir o debate em torno do texto definitivo do novo código, a ministra desconversou: “Não discutimos prazo. É uma questão de processo político e cabe ao governo dialogar nas diversas frentes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário